Uma nova conquista do Movimento Social e Sindical dos(as) Trabalhadores(as) Rurais da Região foi o inicio do funcionamento da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP PE JOSIMO. Uma luta de mais de duas décadas das entidades da região para garantir o acesso dos(as) filhos(as) dos(as) agricultores(as) a uma educação do campo voltada para a realidade da agricultura familiar.
O Encontro das famílias para aula inaugural do ensino fundamental (8º e 9º anos) foi realizada no dia 4 de abril e do ensino médio em técnico em agroecologia (1º ano) no dia 11 de abril, na escola que está localizada a 2 km do povoado Vila Tocantins no Km 126 da rodovia TO-201, dentro do Projeto de Assentamento Mulatos, no município de Esperantina.
Nestes dias, ocorreu a apresentação das comunidades, das famílias dos estudantes e dos monitores e funcionários, além da estrutura da escola e dos acordos de funcionamento que regerão a dinâmica de convivência e ensino.
Participaram representantes da associação AEFA-BICO, estudantes, pais e mães, monitores, lideranças dos movimentos sociais e dos sindicatos dos trabalhadores(as) rurais da região e representantes de entidades de assessoria, animados pela presença de Dona Olinda, mãe de Padre Josimo e dos artistas da terra João Abelha, compositor da música da EFA e da Raimunda Nonata, encantadeira das quebreiras de coco babaçu.
A fala da presidenta da AEFA-BICO Maria Senhora traduz bem este momento e a importância da escola para o agricultor e agricultora familiar da região do Bico do Papagaio:
“E nessa terra, que corria leite e mel, que foi discutida junto com o Padre Josimo, desde a época que ele chegou aqui, como Padre de São Sebastião…. a gente já começou a discutir essa educação diferenciada, a gente viu vários modelos de educação aonde o filho do trabalhador rural se incluía totalmente dentro da escola, sem deixar o campo pra fazer do campo um lugar bom pra se viver. E a gente já discutia isso com o Padre Josimo, por isso essa escola leva o nome dele.”
Autoria: Geovana Guimarães / Selma Yuki / João Palmeira