Home Quem Somos Biomas Amazônia

De acordo com o Mapa de Biomas do Brasil e o Mapa da Vegetação do Brasil (IBGE, 2007), o Bioma Amazônia ocupa cerca de 9% do território do Estado de Tocantins.

A Amazônia é uma floresta tropical que se estende por nove países da América do Sul e sua área equivale a mais da metade do espaço ocupado por esse bioma em todo o mundo, abrigando sua maior biodiversidade. Em torno de 60% de seus 6,7 milhões de quilômetros quadrados estão em território brasileiro.

Sua flora é incrivelmente diversa e inclui florestas de transição, matas secas e semidecíduas; matas de bambu, campinaranas, enclaves de cerrado, buritizais, florestas inundáveis, e a floresta de terra firme. São 10% das plantas de todo o planeta. A fauna também torna o território único — até hoje cerca de 240 espécies foram identificadas, sendo que muitas delas são restritas à Amazônia. Entretanto, isso representa apenas uma fração da biodiversidade amazônica, que continua em grande parte desconhecida.

O bioma também abriga o maior sistema fluvial da Terra: a bacia do Rio Amazonas ocupa um território de quase 7 milhões de quilômetros quadrados e seu volume corresponde a 20% da disponibilidade mundial de água doce.

No entanto, nem todos os números são positivos. Cerca de 17% da Amazônia foi perdida por desmatamento nos últimos 50 anos, sendo a maior média do mundo nesse tipo de perda florestal. E os levantamentos oficiais normalmente levam em conta apenas áreas onde a floresta foi retirada completamente, sem contabilizar as degradações provocadas por atividades madeireiras e queimadas.

Atividades como desmatamento e mudança no uso do solo afetam a hidrologia regional, o ciclo global do carbono e as taxas de evapotranspiração. Com isso, a quantidade de chuvas e o clima da região são alterados, causando desequilíbrio no ecossistema amazônico e afetando a vida de todos que dependem dele.

Compartilhe: