A Comunidade Olho D’água, localizada no município de São Miguel do Tocantins, lançou um documentário que narra a história da comunidade. Com o título “Documentário da Comunidade Olho D’água (Centro dos Calixtas)”, o vídeo retrata a luta da família “Calixto” pela permanência no território, além de abordar outras temáticas como tradições culturais, culinária e fonte de renda da comunidade.
O documentário foi produzido com o apoio de recursos obtidos pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer do município de São Miguel do Tocantins.
A iniciativa de retratar a história da família partiu da jovem Rosimeire Nunes Silva, neta do patriarca Calixto Nunes da Paixão e da matriarca Augustinha Siqueira Brito, que deram origem à Comunidade Olho D’água e lutaram pela permanência na terra. “O documentário é voltado para guardar as memórias da minha família, para deixar para outras gerações. A ideia é mostrar como foi a luta dos meus avós pela terra, as tradições e modo de vida da comunidade”, disse.
Rosimeire ainda ressalta a importância da formação Jovens em Comunicação, iniciativa da Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), em parceria com outras organizações da Rede Bico Agroecológico, que objetiva capacitar jovens de comunidades rurais e tradicionais para retratar a realidade das comunidades por meio de práticas da comunicação comunitária e da agroecologia.
“Estive participando da primeira edição do Jovens em Comunicação, em 2015. Essa capacitação contribuiu para que hoje eu tivesse esse olhar sobre comunicação, o que resultou nesse documentário e em outras produções sobre a minha comunidade”, finalizou Rosimeire Nunes.
O documentário está disponível no Youtube. Acesse o Link aqui.