Um grupo de 15 jovens agricultores familiares de 06 comunidades do Bico do Papagaio, integrantes do Jovens em ComunicAÇÃO, percorreram suas localidades no período de 22 a 24 de abril, para lançamento dos materiais produzidos por estes durante a oficina de formação em comunicação comunitária ocorrida ao longo do ano passado, em regime de alternância, com módulos presenciais e atividades nas comunidades. Durante sete encontros, jovens discutiram de forma critica sobre a comunicação que temos, aprenderam a fazer textos, fotografias e vídeos, e voltaram às suas casas para colocar a mão na massa, com a produção de reportagens escritas e audiovisuais sobre suas realidades.
A jovem agricultora Teresa , expressa o sentimento do grupo colocando que “Este lançamento é muito importante porque temos a oportunidade de apresentar o trabalho que fizemos e as famílias conhecerem as experiências das diversas comunidades envolvida no trabalho como o Olho D´Água, PA Canaã, PA Ouro Verde Setores Barro Branco e Sede, PA Santa Juliana, PA Santa Cruz Setor São Félix e Mulatos e como estamos nos sentindo felizes com o apoio delas nesta nossa caminhada”.
Cada grupo de jovens das seis comunidades produziu duas reportagens sobre as experiências agroecológicas em desenvolvimento nas suas comunidades e um vídeo reportagem, além da criação do blog e a fanpage dos jovens em comunicação.
Este lançamento emocionou crianças, jovens e adultos que compareceram no evento. Como disse Joaquim, liderança assentada na comunidade São Félix: “estou muito emocionado, porque um sonho que tinha, depois do sonho de conquistar a terra era ver os jovens das diversas comunidades, vindo nas comunidades apresentar os seus trabalhos.
Com orgulho, os jovens lançaram ao mundo visões sobre o campo que produz vida: a realidade das comunidades a partir de seu próprio olhar, rompendo os preconceitos. Todas as matérias do projeto foram publicadas no site jovensemcomunicacao.wordpress.com.
Os Jovens em Comunicação é uma iniciativa da APA-TO que conta com a apoio financeiro da Fundação Interamericana (IAF) e a parceria das Associações do Barro Branco, do Canaã, do São Félix, do Santa Juliana, da Comunidade Olho D´Água, Associação Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio e da COOAF-Bico.
Autores: Selma Yuki e João Palmeira