Juventudes do Bico se articulam para a realização do 4°Encontro

Entre os dias 27 e 30 de julho acontece o 4º Encontro Regional das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio com o tema “Juventude do campo: unindo Amazônia e Cerrado, semeando resistência!”. O evento é coordenado e articulado pelo Grupo de Trabalho (GT) das Juventudes Rurais do Bico com apoio da APA-TO.

A estimativa é que cerca de 150 pessoas participem do evento que tem como objetivo promover a motivação de processos organizativos de coletivos locais de jovens nas comunidades rurais, de modo a potencializar as ações de resistência e a luta articulada das juventudes do Bico do Papagaio, além de valorizar e dar visibilidade as ações desenvolvidas pelas juventudes do campo, mostrando a sua forma de vida agroecológica, utilizando a comunicação popular.

Com programação voltada para a troca de experiência entre as juventudes, a expectativa é que, ao término do evento, sejam reforçadas a atuação e a resistência no campo. “Troca é a palavra-chave. O encontro serve como espaço para aprimorarmos nossa luta, isso acontece por meio da partilha de experiências. É momento de fortalecer nossa identidade como sujeitos campesinos”, ressaltou Rodrigo Duarte, 21 anos, do Acampamento Padre Josimo.

Oficina Inspirarte

Como parte da preparação do 4° Encontro, O GT das Juventudes realizou o Encontro Inspirarte, ocorrida de 1 a 3 de julho. O evento visou envolver os participantes na área artística aprofundando a compreensão da arte como instrumento de luta, conceitos sobre teatro e mística, destacando a importância do desenvolvimento no contexto de interação, além de noções sobre música, preparando os participantes para atuarem durante o 4° Encontro.

Para Gabriela Silva, 20 anos, da Comunidade Quilombo Prachata, o Encontro Inspirarte foi uma oportunidade de conhecer mais sobre áreas que ela tem interesse e curiosidade. “Foi um momento incrível de socialização. Foram abordados temas de áreas que eu gosto, por exemplo a música. Com os assuntos trabalhados durante a oficina, eu pude aprofundar meus conhecimentos e compreender como explorar melhor as potencialidades durantes as ações”, destacou.

Veja algumas fotos da oficina Inspirarte:

Deixe um comentário