Nota de pesar pelo falecimento dos companheiros José Bertoldo e Maria Gomes

Sentimos profundamente pelo falecimento dos irmãos José Bertoldo e Maria Gomes do PA Sete Barracas. Ambos sempre estiveram presentes na luta pela terra semeando esperança e dignidade no campo. Maria Gomes sempre apoiou e participou da luta das mulheres quebradeiras de coco.



Seu José Bertoldo fundou, ao lado de outros companheiros e companheiras, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Miguel, em que esteve como presidente, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET), e a APA-TO.
Sua vida se destacou ainda por ter sido o primeiro vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em São Miguel – TO. Deixou um grande legado para nossa entidade e para todas as organizações do Bico do Papagaio, pois desde o início, com seu jeito simples e firme, incentivou e implementou diversas alternativas agroecológicas acreditando que esse é o caminho para agricultura familiar camponesa. Além de sempre lutar pelos direitos e defesa dos/as trabalhadores/as rurais.
Juntos estarão sempre vivos na nossa memória e na história da agricultura familiar do Bico.