Protagonismo marca início das atividades do 4° Encontro das Juventudes Rurais do Bico

Com o tema “Juventude do campo: unindo Amazônia e Cerrado, semeando resistência!” teve início nesta quarta-feira (27) o 4° Encontro das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio, evento coordenado e articulado pelo Grupo de Trabalho (GT) das Juventudes Rurais do Bico.  Foram meses de preparação, debate e organização para que os quatro dias de evento apresentassem temáticas que dialoguem com o cotidiano, realidade e necessidades das juventudes rurais.

O primeiro dia foi dedicado para a criação dos núcleos de base afim de que os participantes se envolvam de forma direta na manutenção dos espaços de convivência e organização do encontro. Foi também momento de adaptação, troca de experiências e socialização. A abertura aconteceu durante a noite com a apresentação das delegações e falas de boas-vindas de representantes da comissão organizadora e apoiadores do encontro.

A importância do fortalecimento de práticas agroecológicas para a preservação dos biomas Amazônia e Cerrado norteiam as atividades do encontro. “Coragem é uma palavra de ordem, não podemos ter medo de colocar em prática a agroecologia e vemos aqui que estamos avançando. As juventudes estão lutando contra o modelo de destruição. No encontro, reafirmamos o compromisso com o Cerrado e a Amazônia”, disse o membro da comissão organizadora, Rodrigo Duarte, 21 anos, do Acampamento Padre Josimo.

No segundo dia de evento, as juventudes participaram de mesas de debate e oficinas. Temas como o olhar das juventudes sobre os territórios e a relação entre o agronegócio e as mudanças climáticas fizeram parte dos assuntos abordados. A reflexão partiu das ações das juventudes diante das temáticas e da importância da agroecologia como forma de resistência.

Elizete Araújo, de Juverlândia – Sítio Novo (TO), ministrou oficina sobre a culinária do babaçu, para ela o espaço serve como forma de valorização da cultura local. “Ontem, na abertura, participamos de uma mística que destacou não só a destruição, mas também as belezas da Amazônia e do Cerrado. Hoje, refletimos sobre a política com foco em nossos territórios e tivemos a oportunidade de repassar conhecimento a cerca do babaçu, tanto como forma de artesanato quanto na culinária por meio do mesocarpo”, disse.

O envolvimento das delegações tomando o protagonismo e contando suas próprias histórias de lutas e resistências foi um princípio articulado para o encontro. “Todo esforçou foi válido, pois chegamos até aqui. O nosso 4° encontro está muito bonito com esses 150 jovens de várias localidades da região do Bico do Papagaio participando das atividades. Avante, Juventude!”, ressaltou Rodrigo.

O 4° Encontro das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio segue até sábado (30), na Escola Família Agrícola Padre Josimo (EFAPJ), e conta com uma vasta programação cultural, além de um ato público organizado pelas juventudes rurais.

Deixe um comentário