Buriti do Tocantins assina Protocolo de Iniciativa Agroecológica

O primeiro município a aderir a este instrumento de cooperação foi Esperantina, no dia 18 de março.

Na manhã da última quinta-feira (31) aconteceu o ato de assinatura do Protocolo de Intenções de Iniciativa de Agroecologia no município de Buriti do Tocantins, com a prefeita Lucilene Brito, na Câmara Municipal de Vereadores.

O documento visa garantir a implementação e o acompanhamento de agricultores que desejam investir na transição agroecológica e em formas sustentáveis de produção agroecológica no município. Em Buriti, a representação é da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), com o secretário José Felipe Tavares; e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SMMAT), com o secretário Lucas Amorim.

A iniciativa do Protocolo de Intenções é da Articulação Nacional de Agroecologia, que conta com assessoria e apoio da Rede Bico Agroecológico e da ONG Alternativas para Pequena Agricultura (APA-TO), com cerca de 23 organizações parceiras.

Entre as ações a serem executadas por meio do Protocolo, pode-se destacar que os órgãos e associações envolvidos deverão apoiar: o funcionamento de uma Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidaria, por meio da viabilização de infraestrutura e de organização de um Comitê Organizativo da Feira, responsável pela garantia do seu funcionamento no dia-a-dia; realizar o cadastramento, perante a SMA, de agricultores familiares interessados em serem feirantes e promover a realização do I Encontro de Feirantes da Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Buriti do Tocantins.

As organizações locais e regionais que também participam desta iniciativa são: Associação da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio (AEFABIP), Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina LTDA (COAAF-BICO) e Sindicato Regional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de São Sebastião, Buriti do Tocantins e Esperantina (STTR Regional).

Deixe um comentário